A Operação Covid-19 completa oito meses de atuação. Cerca de 34 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, atuam incansavelmente em busca de diminuir os impactos do Coronavírus no Brasil.
Sob coordenação do Ministério da Defesa, as ações são de transporte de materiais e insumos de saúde, desinfecção de espaços públicos, atendimento de saúde a comunidades indígenas, entre outras atividades.
Foram empregadas 1.802 viaturas, 107 embarcações e 85 aeronaves.
O trabalho dos militares envolveu 9.691 campanhas de conscientização e a capacitação de 18.089 pessoas para procedimentos de descontaminação.
No contexto da Operação Covid 19, também foram promovidas campanhas de doação de sangue. Cerca de 36.360 ações reabasteceram estoques dos órgãos de saúde e hospitais públicos em todas as regiões do País.
No momento, as missões acontecem na comunidade da Terra Indígena Kayapó, no Pará.
As equipes são compostas por mais de 60 pessoas, sendo 26 profissionais de saúde nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínicos geral, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de laboratório e de veterinária. Além disso, seguiram três toneladas de equipamentos de proteção individual (EPI), materiais, medicamentos, vacinas e testes para detectar Covid 19.
Texto: Bruna Oliveira *Com informações do Ministério da Defesa Fotos: Divulgação