Com ação coordenada pela Casa de Governo de Roraima, entre os dias 8 e 9 de julho, a equipe médica da Marinha do Brasil (MB), em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), voltou a realizar ações de Assistência Hospitalar na Terra Indígena Yanomami (TIY). Os primeiros atendimentos foram realizados na comunidade de Caju, Curral e Tabatinga, por meio Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” (U-21).
Dando continuidade às ações realizadas pelo NAsH Carlos Chagas (U-19), que atuou no mês de junho na TIY, o NAsH Soares de Meirelles é um meio bem equipado, capaz de prestar os cuidados essenciais em prol dos habitantes da região ao oferecer atendimento médico, odontológico e de enfermaria.
A ação de assistência hospitalar promovida pelas Forças Armadas busca aprimorar o apoio de saúde das comunidades ribeirinhas e indígenas deficientes por consequência do garimpo ilegal, dos ilícitos transfronteiriços e dos crimes ambientais. Os atendimentos abrangeram uma variedade de cuidados essenciais à saúde, como: tratamento para hipertensão, diabetes, síndrome diarreica, além de oferecer suporte para infecções respiratórias e desnutrição. Também foram oferecidos atendimentos odontológicos com procedimentos preventivos, extrações dentárias e tratamentos de cáries. Os procedimentos foram realizados conforme a necessidade de cada paciente.
“Estamos muito satisfeitos com os cuidados médicos e os medicamentos que recebemos. Agradecemos profundamente pela visita à nossa comunidade e por cuidar do nosso povo”, declarou Francisco Pereira Yanomami, tuxaua (representante da aldeia responsável por negociações com não indígenas) da Comunidade do Caju.
Mesmo diante das dificuldades de locomoção do navio devido às densas florestas e rios sinuosos, o NAsH “Soares de Meirelles” já realizou 94 atendimentos e diversos procedimentos médicos e odontológicos, além da distribuição de 1.134 medicamentos às comunidades. O navio continuará realizando atendimentos nas comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Catrimani nos próximos dias.
*Comando Militar da Amazônia