Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Operação Amazônia 2021: 16ª Brigada de Infantaria de Selva desenvolveu durante 8 dias ações da fase amplo espectro em Coari.

Nos dias 20 a 28 de Julho, a cidade de Coari recebeu as atividades da Operação Amazônia 2021 desenvolvidas pela 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl).

A Brigada se deslocou aproximadamente 200 km até o município onde ocorreram as operações contra Forças Irregulares, que fazem parte da fase de amplo espectro da atividade.

Foram empregados aproximadamente 600 militares da 16ª Bda Inf Sl em exercícios que simulam uma guerra híbrida.

Para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl, General de Brigada Marcius, a Operação teve grande importância para o adestramento dos militares e o desenvolvimento de lideranças, tendo em vista a atuação contínua dos militares na área de atuação da Brigada, a qual compreende 1.631 km na faixa de fronteira em 17 municípios.

Inspeção do Adestramento

No dia 21 de Julho, o Comandante do Teatro de Operações e do Comando Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Theophilo, esteve presente no município junto do Comandante da Força Terrestre Componente – General de Divisão Oma para a verificação do desenrolar da operação. 

Na ocasião, o Comandante do Comando Militar da Amazônia demonstrou satisfação com o adestramento: ““Esse exercício adestra em todos os tipos de Operações, todas as técnicas, táticas e procedimentos empregados em situação de guerra. Realizamos operações de resistência, contra forças irregulares e operações defensivas; e partiremos para as operações ofensivas. Com esse tipo de prática e adestramento, o militar fica apto a combater em qualquer lugar.  Logicamente, damos ênfase especial ao ambiente de selva, que exige procedimentos peculiares, mas a tática geral das manobras realizadas e planejadas pode ser empregada em qualquer parte do Brasil”, conclui.

Base da Força de Guerrilha.

As Forças Irregulares são representadas na Operação, de forma figurada, por militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel e são compostas pela Força de Guerrilha, Força Subterrânea e Força de Sustentação. Eles estão homiziados em uma Base, no interior da floresta, em local remoto, de difícil acesso, de onde partem para realizar suas ações contra as Forças Convencionais do país Azul, permitindo com isso, a dupla ação no exercício.

A Base da Força de Guerrilha conta com uma estrutura improvisada de refeitório, local de reunião e emissão de ordens, enfermaria, alojamento, posto de comunicações, depósitos de suprimentos, entre outras estruturas. Nela são desenvolvidas atividades de planejamento e preparação de ações futuras, além de atividades de recreação e descanso, no intervalo entre as ações de combate da Guerrilha. Cabe destacar a ênfase nas medidas de segurança da Base, onde todos os cuidados são tomados para que sua localização não seja descoberta pelas tropas regulares.

Mobilidade e Proteção da Tropa

Durante os exercícios da Operação, a 16ª Bda Inf Sl recebeu o apoio da 26ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (26ª Cia E Cmb Sl) que executou trabalhos de proteção e apoio à mobilidade da tropa.

As tropas da 26ª Cia E Cmb Sl realizaram buscas de explosivos no perímetro onde ocorreu uma reunião, do Comando da 16ª Bda Inf Sl com as lideranças locais, além da manutenção da rede mínima de estradas, bem como construção de rampa de acesso ao eixo fluvial de suprimento do 16º Batalhão Logístico de Selva.

A referida Subunidade é uma organização composta por tropas reais e simuladas, estruturada pelo Comando de Engenharia da Força Terrestre Componente – Direção de Engenharia, suas capacidades técnicas de Engenharia permitiram ao Estado-Maior da 16ª Bda Inf Sl planejar seu adestramento.

Mão Amiga

Executando as palavras do lema “Braço forte, mão amiga”, os militares da 16ª Bda Inf Sl também desenvolveram, em paralelo com as simulações de guerra da Operação Amazônia 2021, um Ação Cívico Social (ACISO) no município de Coari, onde foram disponibilizados médicos, dentistas e enfermeiros do Posto Médico da Guarnição de Tefé (PMGu – Tefé), com o objetivo de proporcionar melhoria nos atendimentos médicos locais, contribuindo para o bem-estar da população.

No período de 20 a 24 de julho, foram realizadas consultas médicas, palestra sobre higiene bucal, distribuição para a população local de kits de higiene bucal e revistas “Recrutinha”, como forma de desenvolver o patriotismo nas crianças.

Na ação cívico-social, mais de 80 cidadãos receberam atendimentos médicos e odontológicos realizadas por militares do Exército Brasileiro no Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, além disso, a comunidade local também teve a oportunidade de assistir a demonstração de material militar e praticar a transposição de obstáculos utilizando a ponte de três cordas.

O Exército Brasileiro estendeu novamente sua “Mão Amiga” para o desenvolvimento mais saudável da sociedade brasileira.

 

Confira abaixo o vídeo produzido pela 16ª Bda Inf Sl com os momentos mais marcantes da Operação Amazônia em Coari:

Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva.

Fotos: 16ª Brigada de Infantaria de Selva.

Sair da versão mobile