A zootecnia nasceu quando o francês Adrien Étienne Pierre, conhecido como Conde de Gasparin, propôs uma separação científica e intelectual entre a produção agrícola e a criação de espécies domésticas no Instituto Agronômico de Versalhes, a cerca de 177 anos atrás.
No Brasil, foi em 1951 a fundação da Sociedade Brasileira de Zootecnia e hoje em dia o pais já conta com mais de 35 mil profissionais em atuação e 18 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, sendo a zootecnia um dos setores que mais gera novos empregos no país.
Mas o que faz um zootecnista?
O profissional dessa área é capacitado para atuar em todos os elos da cadeia produtiva de espécies domésticas, sendo responsável também pela produção sustentável de alimentos de origem animal.
Cuidando principalmente da nutrição animal, com a estruturação e planejamento do ambiente em que os mesmos vivem e com a seleção das espécies com melhor desempenho genético, o zootecnista tem uma vasta área de atuação, podendo ser em laticínios, frigoríficos, produção de alimentos e insumos, marketing, desenvolvimento de produtos e análises econômicas e de mercado, entre muitas outras áreas.
Ontem, no dia 13 de maio, foi o dia do zootecnista, um dia inteiramente dedicado a exaltação desses profissionais que acima de tudo, amam os animais.