O Sal é um suplemento importante para o gado, pois ele vai suprir a deficiência do pasto na oferta dos minerais do solo
Márcia Ximenes Nunes
O boi não come o sal, mas sim o lambe, por necessidade do próprio organismo. Somente a alimentação a pasto não é suficiente para o gado. O sal é um suplemento importante para o gado, pois ele vai suprir a deficiência do pasto na oferta dos minerais do solo. O sal mineral é o responsável por repor as deficiências das forrageiras encontradas nas pastagens tropicais.
O sal mineral é um suplemento muito procurado pelos pecuaristas, porque é um investimento com custo financeiro interessante.
Todo produto tem uma formulação específica, com níveis de macro e micronutrientes. Os minerais mais comuns presentes nos sais minerais para o gado são: cálcio, fósforo, sódio, zinco, iodo, cobre, cobalto, selênio e manganês.
É sempre importante buscar um acompanhamento técnico para saber a real necessidade de nutrientes dos animais, podendo variar conforme a pastagem e o clima.
Os cochos sempre devem receber uma atenção, por causa do tamanho e a quantidade de cochos na propriedade, para que os animais tenham acesso.
Nem todos os animais podem consumir o mesmo sal, as novilhas, vaca gorda, vacas prenhas, animais em terminação, são categorias diferentes de bovinos. Cada organismo precisa de nutrientes diferentes.
O sal auxilia no equilíbrio do organismo do gado, na digestão dos alimentos e no suprimento das deficiências nutricionais das pastagens tropicais, sendo que o consumo ideal para uma propriedade depende dos nutrientes encontrados no solo, com o foco nas deficiências. O consumo diário de sal mineral deve ser entre 80 a 100 gramas ao dia por bovino.