O Rio Grande do Sul é responsável por aproximadamente 21 % da produção de suínos do Brasil, atrás apenas do estado de Santa Catarina
Márcia Ximenes Nunes
A suinocultura se trata da criação de suínos para a produção de alimentos e seus derivados, para que a criação seja o bastante para o consumo nacional e ainda para a exportação, o nosso país tem uma cadeia produtiva extremamente organizada e focada na qualidade da carne e outros produtos provenientes dos suínos.
Está presente em todos os estados do país, pois é uma atividade de grande importância econômica e social. Atualmente o Brasil ocupa o quarto lugar de produção e exportação mundial de carne suína.
O Rio Grande do Sul é responsável por 21 % da produção nacional, atrás somente de Santa Catarina. Os municípios gaúchos produziram aproximadamente 10.554.571 suínos para abate no estado e o município de Rodeio Bonito é o principal produtor gaúcho.
Dentro da cadeia produtiva de criação de suínos temos a produção de grãos, fábrica de rações, abatedouros, transportadores, frigoríficos, distribuição, medicamentos e o consumidor final.
Para a criação de suínos temos diversas fases para dar o início como as instalações, nutrição e manejo adequado. Essa produção pode ser feita em sistema extensivo ou intensivo.
Essa criação é dividida em: amamentação, creche, crescimento, terminação, pós terminação e reprodução. O animal fornece a carne, a banha, couro, dejetos aplicados como adubos, presunto, bacon, toucinho, pancetta, salsichas e lingüiças.
A Charcutaria é o ramo da culinária dedicada aos produtos de carne preparada principalmente com o porco. A carne de porco é a carne mais consumida no mundo, já no Brasil a carne bovina representa 52%, a de frango 34% e a suína apenas 15%.