O Rio Grande do Sul é o estado maior produtor de arroz em casca do Brasil e a Ásia é o maior produtor de arroz do mundo. Mesmo quando a produção registra pequenas oscilações, por causa das condições climáticas desfavoráveis como os períodos de estiagem prolongada que a cultura é altamente demandante de água para a irrigação.
Os municípios que se destacam na produção de arroz no RS são Uruguaiana, Alegrete, Santa Vitória do Palmar, Itaqui e São Borja.
O entrevistado de hoje é o Presidente da associação dos arrozeiros do Alegrete, Gustavo Flores da Cunha Thompson Flores, produtor rural e administrador de empresas.
Como está o mercado de arroz?
…”O mercado de arroz hoje está muito calmo, muito morno e acredita-se que esse é um problema mundial que vai atrapalhando a produção e o mercado…”
Quais são suas expectativas, as tecnologias empregadas e os principais gargalos do setor?
…”Quanto às expectativas para ter uma idéia, hoje nós estamos trabalhando abaixo do custo de produção, mas como a metade sul do RS é tradicionalmente arrozeira, por características do solo, do clima e de outros fatores, a gente não consegue simplesmente parar de plantar arroz e começar a plantar outra cultura, até pelo tipo de área que temos, então acaba nos complicando essa diversificação, apesar de hoje em dia ela estar bastante avançada. Já tem muita soja plantada em área de arroz, pois é bom para o produtor como negócios (financeiramente), e é bom para o sistema porque consegue fazer rotação de culturas, melhor fertilização das áreas, limpezas, pela quebra de mecanismo, e se trocar a cultura é outro mecanismo.”…
…”O arrozeiro é extremamente profissional, se profissionalizou de uma forma violenta, só que nosso profissionalismo na produção acabou nos causando problemas de excesso de produção, que acaba derrubando o preço. Mas, hoje o Brasil entrou firme na exportação, conseguimos transferir esse excedente daqui, esperamos que o mercado se ajuste, que os preços dêem uma reagida, voltamos a trabalhar acima do custo de produção. Hoje o arroz está na faixa de 75 e 80 Reais a média e o custo de produção hoje passa um pouco de 90 Reais.
Se tivéssemos que fechar a conta, daria negativo, daí entra a eficiência do produtor para cada vez produzir um pouco mais, para fechar essa conta.”…
Qual a área plantada em Alegrete ?
…”No Alegrete deve ficar em torno de 50 a 52 mil hectares, por estimativa do IRGA, no estado devem plantar em torno de 870 mil hectares de arroz. A região da Fronteira Oeste tem uma dimensão pequena de área, por causa do solo, tem outras regiões que conseguem diminuir mais e passar para a soja, que é o caso da zona Sul e da Campanha, mas aqui na Fronteira temos solos mais pesados, rasos, onde se consegue plantar arroz por irrigação, por inundação, se não for nesse sistema não se consegue plantar, e as outras culturas não aguentam isso, porque aqui o solo ou está torrado ou encharcado.”…
…”O produtor de arroz se defende bem, senão já teria abandonado, porque a lavoura de arroz é muito cara, tem um custo altíssimo, é a lavoura mais cara, talvez só perca para o algodão, as demais lavouras os custos são bem menores. O custo de um hectare de arroz é no mínimo duas vezes e meia o custo da de soja. Uma lavoura de arroz precisa de um funcionário para aproximadamente 50 hectares, uma de soja precisa de um funcionário para 500 hectares.
Hoje o número de produtores de arroz é aproximadamente de 8000.”