Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O “Outubro Rosa” é um mês muito importante para as mulheres

O outubro rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Esse mês é conhecido mundialmente e marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

É o tipo de câncer mais freqüente na mulher brasileira.Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Hoje nossa entrevista é com a Catia Simone de Almeida, funcionária pública municipal da coidade do Alegrete – RS

O que você acha do “outubro rosa”?

 …”É uma campanha que tem o objetivo de conscientizar as mulheres a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, o que não somente aumenta as chances de cura, mas também reduz o índice de mortalidade causado pela doença. Neste momento que ficamos vulnerável com sentimentos confusos, é de muita importância, quantas vidas foram salvas e orientadas pra prevenir que não se questiona que é o melhor remédio.”…

 

Como você se sentiu quando descobriu que estava com câncer de mama?

…”Foi o pior momento da minha vida, só pensava no meu filho,  que queria ver ele crescer e ter um vida linda. Só chorava e me deu um desespero muito grande, vivi tudo aquilo com minha irmã e não acreditava , questionava muito porque comigo, o que fiz pra merecer, fiquei sozinha por opção precisei vivenciar só, eu e minha dor não física mas emocional.”…

Quando foi detectado o seu diagnóstico?

…”Quando devido uma coceira que senti na mama direita, descobri um caroço, dai chamei meu marido e no outro dia já procuramos o médico, onde foi realizado exame de imagem e detectado o nódulo, até então poderia ser benigno só com a punção teria o resultado preciso.

Quando chegou não tive um diagnóstico preciso, foi necessário realizar a cirurgia e mandar para biópsia, o resultado carcinoma dúctil incásico, grau lIII.”…

                                                                                                                                        

Quanto tempo durou o seu tratamento?

…”Precisei fazer quimioterapia, durou 6 meses e 1 mês de radioterapia.”…

 

Você teve o apoio da sua família e dos amigos?        

…”Nossa!  Minha família foi meu alicerce, nunca fui afetuosa e carinhosa mas aprendi que preciso de cada um, foi minha rede de apoio, não sei se suportaria sem eles, não mencionarei ninguém porque foi muita gente que segurou minha mão e disse vamos  que a vitória está ali na frente!!! Foi maravilhoso. Amigos que a vida me deu foram vários e nesse momento não me abandonaram e tiveram o tempo todo comigo!!…

 

 

 

Deixe uma mensagem para quem está passando por esse problema grande na vida das mulheres?

 …”A vida é cheia de surpresas, umas boas e outras nem tanto, mas a escolha de quere viver é só sua, lutas tem que ser enfrentadas, nada fácil,  mas Deus é tão poderoso que torna a gente mulheres guerreiras e cheia de vontade,  e força pra enfrentar tudo. O que posso dizer depois de tudo, vai passar, marcas ficam, nunca voltamos a ser as mesmas mas a vontade de viver cada momento é algo que nos transforma e torna forte,  e imune a todas as dores. A vida é linda e tudo passa, a vitoria é certa!!!”…

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile