O mês de junho chegou e com ele vem aquele friozinho típico aqui no sul do país, mas em junho temos as nossas festas juninas no país inteiro época de diversão, quentão, paçoca, fogueiras, quadrilhas…
Márcia Ximenes Nunes
Chegou aquele mês que entra o inverno, aquele friozinho típico do sul, mas ele também trás as festas juninas, na qual é tradição no Brasil inteiro. Muita festa, alegria, comidas típicas, quentão, brincadeiras, danças, fogueiras e muitos outros atrativos dessa festa tão comemorada.
As festas juninas foram trazidas pelos portugueses durante a colonização do país, acontecem sempre em junho. Uma festa de tradição pagã, mas que absorve características do Catolicismo. São celebradas desde o século XVII, constitui a segunda maior celebração realizada pelos brasileiros, perdendo apenas para o carnaval.
Essa festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do Catolicismo e hoje em dia há forte associação com os santos católicos como o Santo Antônio, São João e São Pedro.
A região Nordeste do país é quem mais valoriza as festas juninas, sendo que temos festejos por todo o país, onde acontecem a queima de fogos, fogueiras, quadrilhas, casamento caipira, pescaria, barracas típicas com jogos, brincadeiras e muita comida típica.
Algumas COMIDAS TÍPICAS:
O milho é um alimento muito importante nas comemorações, comidas como: milho assado, pipoca, mandioca frita, rapadura, curau, bolo de milho, rapaduras, pé-de-moleque, maçã do amor, cachorro-quente, amendoim torrado, paçoca, curau, arroz doce, canjica, pinhão, cuscuz, tapioca, quentão, vinhos …
DECORAÇÃO
A decoração da festa é feita com muitas bandeirinhas, balões, fogueiras, fogos de artifícios, barracas de diversas cores, tudo muito colorido inclusive a roupa dos caipiras.
ALGUMAS BRINCADEIRAS E JOGOS
Pular fogueira, pau-de-sebo, pescaria, argolas, lavagem dos santos, correio elegante, cadeia, barraca do beijo, tiro ao alvo, dança das cadeiras, dança das fitas…
SIMPATIAS
Existem muitos rituais que envolvem essa festa, principalmente no dia de Santo Antônio que é conhecido como o santo casamenteiro, na qual as moças fazem muitas simpatias para arrumar namorado e casamento, também contra a inveja e benzeduras variadas.
A cristianização das festas está diretamente relacionada aos três santos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).