Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O mel de Alegrete: um pouco sobre o produto

O mel é uma substância muito energética, ele é utilizado nos mais diferentes pratos da alimentação humana. Ele possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem benefícios à saúde. É rico em antioxidantes que protegem o corpo e o coração do envelhecimento, auxilia na diminuição da pressão sanguínea, dos triglicerídeos e do colesterol, contém propriedades contra bactérias, fungos e vírus, combate a dor de garganta e a tosse e pode ainda ser usado como adoçante natural. 

Porém, mesmo com todos esses benefícios o mel deve ser consumido com moderação, já que ainda é rico em calorias e açúcar.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor do Brasil e só em Alegrete, a Associação dos Apicultores de Alegrete, conta atualmente com mais de 40 sócios dos quais mais da metade são atuantes e participam ativamente na cadeia produtiva do mel.

Mas o que faz um apicultor?

O apicultor é um profissional que atua na área de criação e tratamento de abelhas, é comum também, que este profissional trabalhe com a extração e confecção dos produtos provenientes do inseto, como é claro, o mel.

Apicultura é a ciência, ou até mesmo arte, da criação de abelhas com ferrão, essas são essenciais para a polinização de frutas e vegetais usados na nossa alimentação, como tomate, berinjela, café e cacau. As abelhas também contribuem enormemente para a manutenção das florestas, mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.

Em Alegrete, A Casa do Mel é referência na cidade, foi construída com recursos próprios na gestão do ex-prefeito José Rubens Pillar, em 2003, no mesmo ano, foram produzidas mais de 8 toneladas de mel. Hoje em dia, ela supera as 100 toneladas, precisando o mel ser comercializado para outros municípios, uma vez que Alegrete não consome tudo o que é produzido.

Sair da versão mobile