O guarapuvu é a árvore símbolo de Florianópolis, muito encontrada no estado de Santa Catarina
Márcia Ximenes Nunes
A árvore tem uma floração amarelada que encanta os turistas, moradores e pescadores da região. Podem ser vistas em encostas de morros e parques, tem formato de taças, com a copa alta e flores amarelas. Floresce nos meses de outubro, novembro e dezembro, podendo chegar a 30 metros de altura.
Por causa do modelo do tronco, com galhos que abrem somente na copa, a árvore era utilizada na fabricação de canoas de um pau só. A madeira era escavada até chegar ao formato de embarcação desejado. Com o tombamento da árvore como símbolo da cidade, em 1992, o corte foi proibido. Suas sementes são duras e marrons, e são dispersadas com o vento, são utilizadas como enfeite e também em colares de artesanato.
No Brasil pode ser encontrada do Rio Grande do Sul até a Bahia, também encontrada na Bolívia, Paraguai, Venezuela e Equador.
Sua madeira é clara, leve e macia, servindo para a caixotaria, artesanato, construção civil e fabricação de canoas e sua floração é tratativa para as abelhas.
Considerada uma das 12 espécies mais importantes para o reflorestamento e é amplamente utilizada na recuperação de áreas degradadas devido às suas características como espécie pioneira.
E a casca do tronco tem propriedade terapêutica adstringente, muito usada na medicina popular.