O confrei é uma planta muito usada na medicina popular, conheça seus benefícios para nossa saúde
Márcia Ximenes Nunes
O confrei é muito usado na medicina popular e já era usado na antiguidade na preparação de banhos e compressas.
Também chamado de consólida, confrei russo, leite vegetal e língua de vaca, muito utilizado no tratamento de doenças dermatológicas, acelerando a cicatrização.
Uma planta arbustiva originária da Europa e Ásia, mas hoje em dia é encontrado em praticamente todos os países.
Suas folhas são grandes e cobertas por pêlos e pequenas flores, que possuem coloração que pode variar entre amarelo, creme e rosa.
O confrei NÃO pode ser ingerido, porque é tóxico ao fígado.
Já era usado há 2.000 a.C na consolidação de ossos fraturados, além de sua utilização para cicatrizar feridas, danos em tendões, úlceras do trato gastro-intestinal, congestão pulmonar, inflamação e distorção do tornozelo, trata dores musculares e dores articulares.
Os banhos energéticos têm a finalidade de fazer uma limpeza em nossa aura. A aura passa por um processo de reequilíbrio voltando a ter o seu funcionamento normal. O banho energético promove uma harmonização dos chakras, permitindo a entrada de energias positivas.
O confrei possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antipsóricas, anti-irritante e hidratante, antisséptica, bactericida e fungicida, antipruriginosa, emoliente, detergente e calmante.
São utilizadas as folhas e raízes da planta, coletadas principalmente, quando a planta está seca, para se fazer compressas e emplastros. Seu uso deve ser feito de maneira externa.
Como usar?
O confrei pode ser utilizado topicamente (externamente), ferva 10 gramas de folhas da planta em 500 ml de água, coe , coloque a mistura em uma compressa e aplique sobre a região afetada.