O calcário é uma rocha sedimentar constituída predominantemente de carbonato de cálcio. Hoje em dia na agricultura fazem a aplicação de calcário para correção de acidez do solo, é uma técnica muito difundida e recomendada.
Um dos bens materiais mais aplicados na indústria como: indústria do cimento e cal, produção de brita, indústria metalúrgica e química, indústria de tintas e a indústria que o Brasil é a segunda maior consumidora de calcário, que é a de produção de corretivos de acidez dos solos.
Temos um solo fértil que tem nutrientes suficientes para suprir as necessidades das plantas, mas nem todos os solos são férteis. Segundo pesquisas 33% dos solos do mundo estão degradados e os principais problemas são erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação, e isso tudo reduz a fertilidade do solo. Por isso é muito importante a correção desse solo.
Com a calagem, pode-se reduzir a acidez do solo e também fornecer nutrientes como o cálcio e o magnésio para as plantações. É uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter alcalino são adicionados ao solo para neutralizar a acidez.
Alguns benefícios da aplicação de calcário no solo:
– Aumenta a mineralização da matéria orgânica
– Reduz a acidez do solo
– Fornece cálcio e magnésio para o solo
– Estimula o crescimento radicular pelo cálcio
– Aumenta a disponibilidade de fósforo
– Reduz a toxidez de alumínio e manganês
E muitos outros benefícios para que o solo seja bem fértil para a nossa agricultura de norte a sul do país.