Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O cacau e seus benefícios

Chocolate ao leite com cacau in natura

Com uma polpa adocicada e sua semente sendo o principal ingrediente do chocolate, o cacau no Brasil é muito produzido, sendo a Bahia e o Pará os maiores produtores do país. As sementes do cacau, são uteis para a fabricação de cacau em pó, chocolate e manteiga de cacau e a polpa é utilizada na fabricação de geleias, licores, vinho e suco. A casca de cacau também é aproveitada na fabricação de alimentos para o gado.

Para consumir a fruta do cacaueiro, é necessário corta-la com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. Dessa forma o cacau pode ser aberto para que se coma as sementes. É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente do cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, mas a parte escura é muito amarga, não sendo nada parecida com o chocolate.

Neste artigo iremos conhecer os benefícios do cacau para a saúde.

1.Melhora do humor

Sendo rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.

2.Previne a trombose

O cacau ajuda a melhorar o fluxo de sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides, prevenindo a trombose.

3.Ajuda a regular o colesterol

Rico em substâncias antioxidantes, ajuda a regular os níveis de colesterol circulante, o que ajuda a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4.Previne a anemia

O cacau é rico em ferro então o seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia.

5.Previne a demência

O cacau é rico em teobromina que, sendo um composto com atividade vasodilatadora, favorece a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo.

6.Ajuda a diminuir a inflamação

Por ser rico em antioxidantes, o cacau pode diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação.

 

Sair da versão mobile