Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, principalmente na produção de açúcar e de etanol

 

No Brasil a cana-de-açúcar foi trazida pelos portugueses no início do século XVI, onde ela prosperou muito principalmente no nordeste do país.

Nosso país é o maior produtor mundial de cana, responsável por aproximadamente 660 milhões de toneladas destinados a produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar  e 29,7 bilhões de litros de etanol.

O estado de São Paulo é o maior produtor do país, o porto da cidade de Santos é o principal porto de embarque da cana-de-açúcar para a exportação. Os municípios que ganham destaque são: Uberaba – MG, Morro Agudo – SP e Rio Brilhante – MS.

Nosso país exporta para vários países como os Estados Unidos, Coréia do Sul, Países Baixos (Holanda), Japão e Nigéria.

No Rio Grande do Sul destacam-se os municípios de Roque Gonzales, Porto Xavier e Itabatiba do Sul.

 

A cana-de-açúcar está presente no nosso dia a dia de várias formas diferentes e pode até ser  uma fonte de energia renovável.

Uma planta fibrosa, fina, de formato cilíndrico e folhas longas, pode chegar até 6 metros de altura, da mesma família do arroz, milho, cevada e outras gramíneas.

Seu caule é rico em sacarose, por isso é a principal matéria-prima do açúcar, um produto derivado da cana é o álcool, na qual faz parte da economia mundial, também usado para fazer etanol, na indústria alimentícia e em outros.

 

Uma vantagem do etanol é servir de biocombustível para automóveis quando produzido por meio de cana-de-açúcar, ele emite 80 % a menos de gases de efeito estufa na atmosfera do que a gasolina comum.

Quando moer a cana para extrair o açúcar em estado líquido, o conhecido caldo de cana, quando o caldo é fervido o excesso de água evapora e ele se transforma em açúcar e se for fermentado vira álcool.

A cana em estado natural é utilizada como pasto consumido pelo gado, ou na forma de ingrediente em alimentos como a rapadura, o melado, a aguardente, entre outros dentro da indústria alimentícia.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile