Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

No simbolismo budista a “Flor de Lótus” significa pureza espiritual

Lá no Oriente, a flor de lótus, significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

No simbolismo budista, o significado é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

Associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos, são flores sagradas. Diz à lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação. Ela simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo associada aos atributos femininos ideais.

A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.

 

Alguns significados das cores da flor de lótus:          

AZUL – Remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Essa flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre, totalmente fechada.

BRANCA – Relacionada com a perfeição do espírito e da mente, estado de pureza total e natureza imaculada. Geralmente é representada com oito pétalas.

VERMELHA – Revela e conduz a natureza original do coração. Corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. Também conhecida como a flor do Buda da compaixão,  Avalokitesvara.

ROSA – Muitas vezes é confundida com a flor de lótus branca, mas a rosa é mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionadas com personagens divinas como é o caso do Grande Buda.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile