Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

No final do mês de Julho a segunda fase da Operação Amazônia II chegará a Coari

Do dia 20 a 28 de Julho, o município amazonense de Coari, que fica 363 km distante de Manaus, receberá as atividades da segunda fase da Operação Amazônia II.

Por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, serão desenvolvidas operações de Amplo Espectro, que se constitui não só pelo tradicional combate armado, mas também se utiliza dos mais distintos recursos como a aplicação dos meio de combates de forma simultânea ou sucessiva e a combinação de atitudes ofensivas, defensivas, assim como estratégias de pacificação, de Garantia da Lei e da Ordem, dentre outras. O principal objetivo deste adestramento é exercitar as tropas em operações Contra Forças Irregulares.

Nesse contexto, além dos exercícios operacionais, o Município receberá também ações de cunho cívico-sociais, de saúde e culturais para a população local, durante o período da missão.

Atento a isso, o Comando Militar da Amazônia divulgou um comunicado para a população Coariense referente à operação, onde agradece a compreensão e colaboração dos que residem no município.

Comunicado do CMA à população de Coari referente à Operação Amazônia II.

Operação Amazônia II

A Operação Amazônia II/ 2021 está sendo realizada pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar da Amazônia e é considerada o maior exercício de defesa já realizado na Região Amazônica. Estão sendo empregados no exercício cerca de 3.800 militares, vindos das mais diversas regiões do Brasil e que trabalham em conjunto para o planejamento e execução da atividade.

Na primeira fase da Operação, as Brigadas do Comando Militar da Amazônia empregaram a estratégia de resistência contra nações fictícias de poder militar muito superior e agora, na segunda fase, estão desenvolvendo as Operações de Amplo Espectro contra as Forças Irregulares, como as que serão empregadas na região de Coari.

O objetivo desse exercício é o adestramento da tropa no contexto da guerra híbrida, envolvendo a combinação de operações de resistência, ofensivas, defensivas e contra forças irregulares. A simulação de guerra para o adestramento de tropas é preocupação constante do Exército Brasileiro, que busca o aprimoramento de suas capacidades e o treinamento de seus homens e mulheres, a fim de cumprir a sua missão constitucional de Defender a Pátria.

A atividade proporciona o trabalho conjunto das diferentes tropas: selva, paraquedista, aviação, operações especiais, artilharia, engenharia, comunicações, saúde e logística, aferindo o grau de operacionalidade e contribuindo para a evolução da doutrina de Defesa do País. As Forças Coirmãs, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, também estão engajadas e a colaboração de ambas é parte fundamental para o sucesso da operação.

Fotos: CMA e Comunicação da 16a Brigada de Infantaria de Selva.

Fonte: CMA.

Sair da versão mobile