Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Ministro da Defesa, Fernando Azevedo elogia resultados alcançados na ‘Operação Verde Brasil 2’

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, visitou Porto Velho nesta quinta-feira (2) em busca dos resultados alcançados pela Operação Verde Brasil 2. A entrevista coletiva aconteceu na 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Na oportunidade, o ministro elogiou a “integração das agências” na operação. A assessoria da Brigada informou que foram apreendidas 68 embarcações, 41 tratores e 17 mil cúbicos de madeiras ilegal.

“Os números são muito expressivos e eu saio gratificado em dois aspectos: a integração das Forças Armadas com os órgãos especializados nisso e os números em relação a eficiência”, salientou.

Fernando Azevedo explicou que o trabalho das Forças Armadas se dá principalmente na parte operacional para facilitar o trabalho dos órgãos de fiscalização. As multas aplicadas totalizam cerca de R$ 62 milhões.

“As Forças Armadas entram com o suporte, meios aéreos, navais, uma estrutura pesada, mas as expertises em relação ao meio ambiente pertencem aos outros órgãos”, afirmou o ministro.

Operação Verde Brasil 2

A operação já sofreu retaliações pela mídia. No mês de junho, após publicação do site UOL sobre ações da “Operação Verde Brasil 2”, o Ministério da Defesa emitiu nota falando sobre equívocos de informações.

“A Operação Verde Brasil 2, ainda em pleno andamento, vem atingindo resultados expressivos, que foram completamente ignorados em todo o texto, apesar de terem sido transmitidos ao jornalista. A matéria menciona ainda os custos da Operação, mas falha em informar que somente o valor das multas aplicadas, até 27 de junho (R$ 206.082.204,00), já superava em três vezes o valor investido na Operação. Este dado foi categoricamente repassado ao jornalista, que preferiu omitir tal informação na matéria”, conforme nota.

O Vice-Presidente da República, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, e o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira também realizaram visita à 17ª Brigada.

Foram abordados aspectos relacionados à Operação Verde Brasil 2, Conselho Nacional da Amazônia Legal, desmatamento e destinação das madeiras ilegais, além da integração entre as agências que atuam na área do Comando Conjunto Príncipe da Beira.

A Operação Verde Brasil 2 é desenvolvida sob a coordenação da Vice-Presidência da República e em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. As ações deflagradas pelo Governo Federal, no dia 11 de maio de 2020, ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais com ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais, na Amazônia Legal.

 

Texto: Bruna Oliveira Fotos: Tomaz Silva/ Agência Brasil 

Sair da versão mobile