![](https://i0.wp.com/agroflorestamazonia.com/wp-content/uploads/2025/02/19d65fbe-7b4f-428f-a739-bbcc12a00875.png?fit=640%2C389&ssl=1)
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta terça-feira (11), juntamente com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, ministros de Estado e demais autoridades do governo, da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, uma iniciativa da Presidência da República, em Brasília (DF).
“É uma alegria emocionante a gente poder constatar o avanço da consolidação do processo democrático brasileiro”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçando a importância do pacto federativo na abertura do encontro.
Durante o discurso acompanhado por boa parte dos 22.632 inscritos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Lula frisou que as discussões jamais serão pautadas por aspectos ideológicos. Reforçou que o evento é uma grande chance para os gestores entenderem como podem aproveitar programas e iniciativas federais. Citou que os 38 ministros de seu governo estarão representados e acessíveis em estandes, palestras, qualificações e seminários.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, registrou a importância do evento para fortalecer o conceito de pacto federativo. “Estamos aqui celebrando a Federação. A União, os Estados, os Municípios, os Poderes Executivo e Legislativo. Somos um país continental, onde o caminho é de fortalecer a Federação”.
Organizado pelo Governo Federal, o evento prossegue até quinta-feira (13) e reúne na capital 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, de mais de 3.200 municípios. Diversos painéis em torno dos temas de desenvolvimento social, sustentabilidade e inovação e cidades inteligentes serão realizados durante os três dias de evento.
Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram do painel sobre desenvolvimento produtivo local na tarde desta terça-feira (11).
O evento é uma iniciativa da Presidência da República, com a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR), e com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
*MAPA