Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Ministério da Saúde vai à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

(FILES) This file illustration picture taken in Paris on November 23, 2020 shows a syringe and a bottle reading "Covid-19 Vaccine" next to AstraZeneca company and University of Oxford logos. - The Covid-19 vaccine developed by the British drugs group AstraZeneca and the University of Oxford has achieved a "winning formula" for efficacy, the company's chief executive said on Sunday, December 27. (Photo by JOEL SAGET / AFP)

Um avião da empresa aérea Azul sai do Brasil na noite desta quinta-feira (14/1) com destino a Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, adquiridas pelo Ministério da Saúde para garantir o início da imunização dos brasileiros.

O Airbus A330neo – maior aeronave da frota da companhia – decolará do Aeroporto de Recife (PE) às 23h. A previsão de retorno é no próximo sábado, dia 16.

“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante pronunciamento em Manaus nesta quarta-feira (13).

O avião irá direto para a cidade indiana de Mumbai – serão 15 horas de voo sem escalas, em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. A doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum – a carga é estimada em 15 toneladas. De acordo com a Azul, a aeronave que irá realizar a operação será equipada com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

A volta ao Brasil, prevista para sábado (16), será pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas. A vacina da AstraZeneca será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis”, ressaltou Pazuello.

*Com informações do Ministério da Saúde Fotos: Reprodução 

Sair da versão mobile