Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Militares do Exército realizam exercício para certificação da tropa como ‘Força de Prontidão’

A partir da próxima segunda-feira (12) até o dia 30 de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste) realizam um exercício, em Marabá, para certificar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) como uma ‘Força de Prontidão Operacional’ (FORPRON).

Na prática, para alcançar o nível desejado de eficiência operacional, os militares deverão cumprir missões nas diversas hipóteses de emprego da tropa, em situações de defesa externa da pátria.

Para o exercício estão previstos, 1200 militares , aproximadamente 120 viaturas, 50 embarcações e quatro helicópteros, sendo dois Jaguar e dois Pantera.

As atividades da FORPRON fazem parte do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), criado para implantar uma metodologia única de preparação de grandes efetivos. O Sistema é encarregado de planejar, coordenar e controlar a manutenção do nível de adestramento denominado “preparação completa”, disponibilizando tropas com poder de combate, avaliadas e certificadas em sua capacitação operacional.

Etapas
A certificação da FORPRON é anual. A metodologia utilizada na atividade, por meio do Sistema de Simulação do Exército Brasileiro, prevê um ciclo dividido em três fases. São elas: Construtiva, Virtual e Viva.

Entre os dias 12 a 16 de junho será realizada a ‘Simulação Construtiva’, que consiste na parte estratégica e de planejamento. O exercício tático é realizado no contexto de um exercício de posto de comando, no qual são empregados meios computacionais para a apresentação digital do cenário e para a simulação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e logística. Durante a simulação construtiva, a certificação envolverá o Comando e Estado-Maior da Brigada e de todas suas Unidades e Subunidades orgânicas.

De 18 a 22 de junho será o momento da ‘Simulação Virtual’. Nesta etapa, a tropa realiza tarefas por meio de programas de computadores que simulam um cenário de realidade virtual. O software apresenta o cenário e os militares operam equipamentos, produzindo efeitos que são representados em um ambiente
virtual.

Já entre os dias 23 a 30 de junho será a ‘Simulação Viva’. É neste momento que os militares colocarão em prática todos os ensinamentos voltados para a defesa e proteção do território Amazônico. Esta etapa do exercício contará com uma Força-Tarefa do 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BI Pqdt). O combate será realizado no cenário de terreno de selva, em Marabá, com infiltrações táticas pelas companhias e pelotões. Serão usados armamentos, equipamentos, viaturas e aeronaves de dotação. Com o auxílio de sensores, dispositivos apontadores laser e outros instrumentos, os militares terão que desenvolver as habilidades de ataque e defesa, estabelecendo pontos fortes e posições estratégicas no terreno.

Serviço:
A certificação da Força de Prontidão será entre os dias 12 e 30 de junho, para os militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército, em Marabá.

Sair da versão mobile