Brasília DF – Organizações militares do Exército Brasileiro participaram da Corrida da Paz em várias regiões do país no início deste mês de março. Criado pelo Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM), o evento esportivo ocorre em todo o mundo, conhecido como “CISM Day Run”. Sem caráter competitivo, busca promover o desporto militar, a fraternidade mundial e a integração das Forças Armadas com a sociedade civil. Os militares brasileiros participam do evento mundial, batizado como Corrida da Paz.
Em Guaíra, no interior do Paraná, militares da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada integraram os pelotões de largada, incluindo os recrutas recém-incorporados ao Exército. Ainda houve integração com órgãos de segurança e ordem pública, como a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira, da Polícia Militar do Estado do Paraná, e do Núcleo Especial de Polícia Marítima, da Polícia Federal.
No Rio Grande do Sul, a atividade contou com a participação de todas as organizações militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediadas em Santa Maria. Apenas do 1º Regimento de Carros de Combate, foram 167 militares.
Na região Norte, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva coordenou a jornada esportiva no interior do Pará, com a participação de organizações militares de Marabá e de estudantes, da família militar e convidados. Em Humaitá (AM), militares do 54° Batalhão de Infantaria de Selva realizou a corrida de rua, reforçando a mensagem de paz mundial pelas ruas da cidade.
O esporte é parte fundamental da rotina de todas as organizações militares do Exército Brasileiro. A prática desportiva sistemática visa manter a operacionalidade e o preparo físico da tropa, bem como, a saúde do maior patrimônio da instituição: as pessoas.
Valorização do desporto militar
Fundado em 18 de fevereiro de 1948, o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) organiza eventos esportivos para as Forças Armadas em todo o mundo, sendo os mais famosos os Jogos Olímpicos Militares de verão e de inverno. Reúne militares de 133 países-membros, a fim de fortalecer os laços de amizade e a integração com a sociedade.
O Brasil é um país membro da organização desde 1954 e suas Forças Armadas são atuantes em diversas atividades do Conselho.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército