Mesmo nesse momento turbulento que o Brasil passa depois das eleições presidenciais, com milhares de patriotas nas suas mobilizações em frente aos quartéis do exército, caminhoneiros nas estradas do país e em Brasília, vamos relembrar que o Brasil um dia proclamou a sua República
Márcia Ximenes Nunes
O Brasil passa por um momento de muitas mobilizações por causa das eleições no país, patriotas acusam de acontecer fraude nas urnas eletrônicas, embora a mídia escrita e televisiva não fale nada sobre os patriotas não saírem de Brasília e da frente dos quartéis, como se nada acontecesse no Brasil, hoje comemoramos o dia da proclamação da República do Brasil.
A proclamação da República aconteceu porque o sistema monárquico passava por uma grande crise, havendo um evidente descontentamento com o reinado de D.Pedro II. Diversos setores sociais exigiam mudança de governo, reivindicando maior participação política e a liberdade de direitos.
Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant, mas quem proclamou a república e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca.
No dia 15 de novembro de 1889 foi instaurada a forma republicana presidencialista de governo no país, encerrando a monarquia do império.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação, na cidade do Rio de Janeiro, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no Brasil.
Portanto, a proclamação foi o resultado de uma articulação entre militares e civis com a monarquia.
Algumas personalidades da Proclamação da República do Brasil: