A Marinha do Brasil (MB) tem desempenhado papel importante no transporte de pacientes por via lacustre, oferecendo um atendimento eficiente e ágil em situações emergenciais. Na manhã da última quarta-feira (15/05), uma equipe da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou o transporte de seis pacientes da cidade de São José do Norte para receberem atendimento em Rio Grande-RS. Nesta sexta-feira (17/05), está previsto, novamente, o transporte de pacientes que precisam realizar hemodiálise.
Para esta ação, será utilizada a Ambulancha, que chegou à cidade a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Com capacidade para 12 pessoas, incluindo a tripulação, e autonomia de 8h de navegação, a embarcação possui um leito, equipamentos médicos e materiais de primeiros socorros. Uma estrutura completa para proporcionar segurança e atendimento aos pacientes transportados.
Além disso, as equipes da MB tem atuado na distribuição dos donativos que chegaram a bordo dos navios enviados pela Marinha para o Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (16/05), foi realizada a entrega de 60 colchões e 60 cobertores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’ana, em Rio Grande. Hoje, também, os militares entregaram, no Centro de Distribuição da Defesa Civil no Shopping Partage, 540 kg de alimentos e 1,8 ton de água. E, ainda, foram entregues no abrigo do prédio do antigo supermercado BIG, 900kg de alimentos, 200kg de itens de higiene e limpeza e 1,8 toneis de água.
Nessa quinta-feira (16/05), uma equipe da Marinha realizou a entrega, na cidade de Santa Vitória do Palmar, de dois mil litros de água, 100 cestas básicas e um mil litros de leite. As populações de Pelotas, São Lourenço do Sul, Arambaré e São José do Norte já receberam donativos que chegaram à Rio Grande a bordo dos navios.
Nos últimos dias, as comunidades das Ilhas em Rio Grande têm recebido donativos por meio dos voos das aeronaves da Marinha. Na terça-feira (14/05) e quarta-feira (15/05), foram realizados pousos na Ilha dos Marinheiros para entrega de 750kg e 550kg de alimentos, respectivamente. No dia 15, também foram entregues,
aproximadamente, 400 kg de alimentos transladados da lancha da CPRS para a
embarcação do Corpo de Bombeiros, que levou o material até os moradores da Ilha da
Torotama.
Nesta quinta-feira (16/05), diversos resgates foram realizados pelos militares da
MB em Rio Grande, principalmente, no bairro Navegantes, Centro e Cidade Nova, onde
os moradores contaram com a ação dos militares para saírem com segurança de suas
casas, que já estavam alagadas devido ao expressivo aumento do volume da Lagoa dos
Patos.
*Assessoria de Comunicação Social do Comando do 5º Distrito Naval