Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Marinha amplia capacidade de atender população de Petrópolis

As fortes chuvas que assolam o município de Petrópolis (RJ) desde o início da semana provocaram a mobilização de diversos órgãos públicos e entidades privadas a fim de conter os danos provocados. Mais de 260 militares enviados pela Marinha do Brasil (MB), incluindo da área de saúde, têm se dedicado, em sinergia com outras instituições, a prestar socorro à população afetada.

O Hospital de Campanha (HCamp), montado pela MB no SESI Petrópolis, está ajudando o sistema de saúde local e trazendo alento à população em meio à tragédia. Apenas nesta sexta-feira (18), foram realizados 30 atendimentos na unidade, sendo 19 na clínica médica, cinco na emergência, três na ortopedia e três na odontologia.

Exemplo desse cuidado é o taxista João Baptista Prado. Ele afirmou, em tom de gratidão, que se não fosse pela MB não conseguiria atendimento médico. O taxista ficou horas preso dentro de seu carro depois que o veículo foi atingido por um ônibus de turismo arrastado pelas águas. Após o resgate, ele procurou o pronto socorro e, devido à lotação, foi direcionado ao HCamp da MB, onde foi atendido e recebeu a medicação necessária.

Outra ação realizada pela Marinha foi o transporte do equivalente a um caminhão e meio de medicamentos e itens hospitalares para abastecer o HCamp. Desse material, foram levadas caixas com medicamentos, além de itens variados destinados ao atendimento de nível ambulatorial e de emergência.

Parceria na distribuição de suprimentos

Os militares também têm prestado apoio no transporte e distribuição de mantimentos para as famílias afetadas pelas enchentes. Exemplo disso foi a parceria estabelecida com a Universidade Estácio em Petropólis. Patrícia Bach, diretora da unidade, ressalta a importância da cooperação com a MB. “Eu recebo todos os donativos aqui na Universidade, nós separamos e a Marinha faz a entrega nos locais mais difíceis onde nós da população e os alunos não conseguimos entregar. É importante continuar com essa parceria, unindo forças de toda a comunidade“.

Desobstrução de vias

Os militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais também atuaram na desobstrução de vias, incluindo a BR-040, uma das principais vias de acesso à Petrópolis. O acúmulo de material arrastado pelas enchentes e deslizamentos estava bloqueando as vias e provocando retenções de até 5 km, quando uma equipe de 10 fuzileiros navais foi destacada para realizar a desobstrução.

O Segundo-Tenente Fuzileiro Naval Rickard Botelho do Nascimento destacou a prontidão da equipe para a operação. ”Desembarcamos para fazer o reconhecimento a pé. Quando chegamos na posição do desmoronamento, era uma árvore e um poste que haviam caído. Iniciamos os trabalhos por volta de 0h30 e, às 2h, terminamos. Tiramos o poste, árvores e toda a cobertura vegetal que estava no terreno”, relatou.

Apoio do Governo Federal

O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, realizou, nesta manhã (18), um sobrevoo na região. Em seguida, participou, junto a outras autoridades, de uma coletiva de imprensa na qual anunciou as medidas emergenciais para auxiliar a população de Petrópolis. O Ministro da Defesa, General Braga Netto, destacou a participação das Forças Armadas na região. “Nós deslocamos tropas de outros estados, particularmente de Minas Gerais e Espírito Santo. A Marinha já montou um hospital de campanha e a Força Aérea está fazendo o controle do tráfego aéreo”, disse o Ministro.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Sair da versão mobile