Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Manaus no verão é mais florida

No pico do verão a capital da Amazônia ganha cores. São os ipês, que nessa época do ano florescem por todos os lados em Manaus. Essa árvore nativa brasileira espera o verão para abrilhantar as avenidas e contrastar e alegrar a vida de motoristas e transeuntes que passam por essas vias.

Para a farmacêutica Cláudia Helena Pio, é uma alegria ver tantas árvores na cidade florescendo. “Esse é um período muito quente, mas somos sempre agraciados em ver essas belezas naturais, que particularmente, me encantam muito. Dessa vez, são em vários cantos da cidade e toda a oportunidade que eu tenho eu paro para fotografar. Sou apaixonada”, comentou.

Na cidade é comum ver as flores brancas, da árvore que é conhecida como a “noiva da floresta” na avenida Djalma Batista, mas pode ser vista também pelas avenidas: Max Teixeira, Torres, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo. Segundo a Prefeitura de Manaus, nos últimos cinco anos foram plantados 40 mil árvores na cidade, destas 6 mil são ipês que estão espalhados em todas as zonas.

Sobre os Ipês

A floração e a perda de folhas fazem parte do ciclo reprodutivo característico do ipê e começa a acontecer no verão. As árvores perdem as folhas e florescem, como forma de adaptação ao espaço onde estão inseridas. “Esse é um processo que geralmente ocorre entre setembro e outubro, em virtude dos dias de sol forte registrados na cidade, em alguns casos, o processo de floração de alguns dos ipês pode ter se desencadeado até antes desse período”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

Com o nome oriundo do tupi-guarani, ipê significa “árvore de casca grossa”, é facilmente cultivado, não exige muitos cuidados e se adapta muito bem a climas secos e quentes, porém o primeiro ano deve-se ter o cuidado com uma boa rega.

Nas grandes cidades tornou-se uma das árvores ideais para cultivar em canteiros, praças e bosques, pois suas raízes são profundas. No campo, a beleza dos ipês se contrasta com as demais no período da floração, podendo atingir altura entre 20 a 35 metros e seu tronco entre 60 e 80 cm de diâmetro.

As mudas possuem uma germinação rápida, geralmente de oito a vinte dias. Com quatro meses pode-se fazer o transplante para um local definitivo.

Depois de florescerem, os ipês começam o processo de renovação das folhagens, momento em que todas as flores e vagens caem ficando apenas os galhos das árvores, que ganharão novas folhas. Nesse momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.

Texto: Milena di Castro

Colaboração: Júlio Pedrosa/Semmas

Fotos: Márcio James

Sair da versão mobile