A oliveira é uma árvore da família das oleáceas, tem pouca altura e o tronco retorcido, nativas da parte oriental do mar Mediterrâneo bem como do norte do atual Irã, no extremo sul do mar Cáspio.
Antigamente o óleo era empregado como ungüento, combustível ou na alimentação, por todas essas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por muitos povos. A árvore também é citada na Bíblia em várias passagens tanto a árvore como os seus frutos, citados também em diversas religiões como o Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.
As oliveiras chegaram ao Brasil no século XVI, através dos imigrantes, mas logo que chegaram aqui à coroa portuguesa ordenou o corte das oliveiras em várias cidades para evitar a concorrência com Portugal.
O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeitonas do país. São diversos os cultivares das azeitonas, mas todas elas iniciam verdes e ficam arroxeadas ou pretas, conforme o amadurecimento.
No município de Cachoeira do Sul – RS, a “Alameda das Centenárias”, lugar este onde possuem oliveiras com 130 anos de idade, chama-se “ Pomar Olivas do Sul”, onde tem 66 oliveiras com essa idade, que foram resgatadas e replantadas no ano de 2011, juntando-se com outras oliveiras mais novas, somando 7500 árvores.
Nesse lugar acontece o olivoturismo, uma atração turística dessa região. Os turistas conhecem o local, aprendem a degustar azeitonas e passeiam pela Alameda.
A Rota das Oliveiras foi instituída em 2019, com o objetivo de alavancar o turismo rural e assim fomentando o desenvolvimento desse setor no Rio Grande do Sul, na qual fazem parte dessa rota inúmeros municípios. Mais de 40 marcas de azeite de oliva fazem parte da produção dos produtores gaúchos.
A azeitona geralmente é consumida como petiscos e em diversas receitas salgadas, conheça os benefícios dessa frutinha:
– Previne doenças cardíacas
– Faz bem para a pele
– Protege contra o envelhecimento precoce
– Protege contra o câncer
– Melhora o sistema imunológico
– Regula o intestino
– Faz bem para os ossos
– Reduz a pressão arterial
– Previne trombose
– Melhora a memória
– Previne aterosclerose
– Reduz a inflamação no organismo
– Protege os olhos
– Reduz o colesterol ruim
CHÁ DE FOLHAS DE OLIVEIRA
O chá já era usado pelos antigos, com muitos propósitos medicinais, com propriedades antibacterianas, antiinflamatória e antioxidantes.
As folhas de oliveira possuem 4 vezes mais cobre, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco se for comparado ao chá verde. Rica em ácidos graxos, ômega 3,6 e 9 e em vitaminas A,E, B1, B2, B3 e B6.