O maior XCaboquinho do mundo, com 10 metros de comprimento, foi apresentado nessa terça-feira (15), Dia Mundial do Pão, em evento do Sindicato Das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), na Escola do Senai, Antônio Simões, no Distrito industrial.
“Nós trabalhamos em conjunto no sindicato, para realizar esta façanha”, disse Zeina Russo, presidente do Sindpam. Zeina disse que a ideia surgiu durante uma reunião de equipe sobre o que fazer no Dia Mundial do Pão para atrair pessoas para o evento. “Precisava ser algo para ficar na história, um XCaboquinho gigante”, afirmou Zeina, ao apresentar o sanduíche de 10 metros de comprimento.
“Nosso XCaboquinho recebeu de recheio: 20 quilos de banana frita, 13 quilos de queijo coalho, 12 quilos de tucumã. E a gente tem aquele sanduíche gigante”, mostrou a presidente, acrescentando que “o evento foi um sucesso, graças aos parceiros, e graças às pessoas que prestigiaram a festa”.
Zeina destacou que durante os dois dias do evento em comemoração ao Dia Mundial do Pão foram distribuídos 12 mil pães para população de forma gratuita, sendo seis mil na terça-feira e mais seis mil na quarta-feira, onde um bolo de 30 quilos brindou a celebração dos panificadores no Amazonas.
Renomeado de “X-Cabocão” pela presidente do sindicato, Zeina Russo, que afirmou que o maior sanduíche amazonense foi produzido com ajuda de uma equipe de 12 padeiros, que precisou de um dia inteiro para ser feito sob a coordenação do Chefe Francijander Pereira, que definiu que o XCaboquinho tinha que ter 10 metros. Para isso, utilizou 15 quilos de trigo, 7 litros de água, 400 gramas de sal e 200 gramas de fermento biológico.
Texto: Sandrine Moraes e Ryan Jatahy
Fotos: Ryan Jatahy
Editado por Conceição Melquíades