Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

KC-390 Millennium da FAB transporta donativos para a Bahia

A missão do KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), nessa quinta-feira (16/12), foi de transportar donativos alimentícios (perecível e não-perecível) para atender às populações mais atingidas pelas enchentes nas cidades do extremo sul da Bahia. O destino da carga, com peso de aproximadamente 15 toneladas, é em apoio à ajuda humanitária. A ação é desencadeada pelo Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, as quais prestam apoio à Defesa Civil do estado baiano.

A aeronave FAB 2854, que pertence ao Esquadrão Zeus (1º GTT), decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), às 15h45 (horário de Brasília), com destino a Teixeira de Freitas (BA), onde pousou às 17h20. 

A missão tem continuidade nessa sexta-feira (17/12), quando a FAB deve transportar mais 30 toneladas de alimentos perecíveis para Teixeira de Freitas. Além disso, mais 23 toneladas de alimentos não perecíveis seguem em deslocamento por terra para a região. Cerca de 45 toneladas em carga, doada pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), devem ser encaminhadas a Bahia durante os próximos dias.

O Piloto do KC-390, Capitão Aviador Eugênio da Gama Jacobs, comentou acerca do cumprimento desta missão. “Neste momento de dificuldade, que sentimos a importância do nosso trabalho, isto é, participar do apoio de transporte de alimentos para brasileiros que se encontram em uma calamidade, por conta das enchentes ocorridas na Bahia. Ainda mais nesse período de fim de ano, que todos nós queremos nos unir com nossas famílias, que sentimos o dever de ajudar àqueles que passam por dificuldade. É nesse contexto de solidariedade com o nosso próprio povo, que sentimos orgulho de servir a Força Aérea Brasileira”, salienta o Oficial.

A fim de apoiar na ajuda humanitária, a FAB já empregou sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília (DF), uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), que decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado. Um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), transportou aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

A ação é uma cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria;

Fotos: Sargento Wandermurem / ILA e Soldado Weber / BASP;

Sair da versão mobile