Você já deve ter ouvido falar muito nessa expressão, pois então, vamos saber o que significa.
A caixa de pandora é um objeto da Mitologia Grega, peça central do mito de Pandora, a primeira mulher criada por Zeus, uma das mais conhecidas dentre as histórias místicas. Embora popularizada como uma “caixa” nas versões primitivas do mito tem-se que o recipiente seria um jarro.
Numa versão mais conhecida conta-se que Pandora fora criada por Hefesto a mando de Zeus como forma de se vingar da humanidade após o Titã Prometeu haver dado aos homens o segredo do FOGO. Pandora foi enviada a Terra para se casar com Epimeteu, irmão de Prometeu, levava consigo uma caixa com a recomendação de que jamais fosse aberta, mas ela sem conter a sua curiosidade, abre-a e com isso liberta de seu interior todos os males até então desconhecidos pelos homens, doenças, guerra, mentira, ódio, raiva, tristezas, etc. Pandora então tenta fechar a caixa, mas mantém em seu interior apenas esperança.
Primeira mulher, segundo Hesíodo, criada por Atena e Hefesto com todas as perfeições, Hermes a fez muito curiosa e enganadora. Zeus entregou uma vasilha fechada, que Pandora destampou, e todos os males que ela continha se espalharam pelo mundo todo.
Como todos os mitos, também procura explicar a origem de fenômenos de difícil compreensão, além de ter influência sobre o pensamento e expressões cotidianas. Nesse último sentido tem-se que a expressão “abrir a caixa de pandora”, significa a origem de todos os males. Portanto, essa expressão é usada para referir-se a curiosidade, ou pode até significar que as coisas, por menores que sejam, podem ter grandes consequências.