Operação de Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá 6 de junho de 1944 lançou as bases para a derrota da Alemanha da Segunda Guerra Mundial.
O Dia D – termo militar para o primeiro dia dos desembarques na Normandia – foi a maior invasão anfíbia* já empreendida e lançou as bases para a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
A invasão ocorreu em 6 de junho de 1944, e dezenas de milhares de soldados dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá pousaram em cinco trechos da costa da Normandia – em praias com codinome Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.
O planejamento para o Dia D começou com mais de um ano de antecedência, e os Aliados realizaram uma grande operação militar enganosa – chamada de Operação Guarda-costas – para confundir os alemães sobre quando e onde a invasão ocorreria.
A operação estava programada para começar em 5 de junho, quando a lua cheia e as marés baixas deveriam coincidir com o bom tempo, mas as tempestades forçaram um atraso de 24 horas.
Dia D em números
No total, cerca de 7.000 navios participaram da invasão, incluindo 1.213 navios de guerra e 4.127 embarcações de desembarque.
Cerca de 24.000 soldados aliados também foram colocados atrás das linhas inimigas logo após a meia-noite do dia da invasão, e 132.000 homens desembarcaram nas praias.
As tropas foram apoiadas por 12.000 aeronaves aliadas e 10.000 veículos que foram entregues nas cinco praias.
Somente no Dia D, 4.414 soldados aliados foram confirmados como mortos, com mais de 9.000 feridos ou desaparecidos.
O número exato de vítimas alemãs no dia é desconhecido, mas estima-se que estejam entre 4.000 e 9.000.