Os informativos ajudarão os produtores na hora da tomada de decisões

Após a divulgação da tabela de insumos dos pescados dos meses de janeiro a abril de 2020, o secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim, informou que a Sepa em parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) está produzindo um artigo para publicação científica e um informativo com linguagem acessível aos piscicultores do Amazonas.
A análise dos preços de insumos da piscicultura no ano de 2019 e primeiro semestre de 2020 ajudarão os produtores na hora do preço estipulado na venda e nas demais tomadas de decisões na área. Leocy explica a importância.
“É importante a gente analisar esses números, principalmente no que diz respeito aos custos desses insumos como também o preço de venda dos pescados. Fazemos esse levantamento também dentro do preço do peixe da piscicultura. Isso é fundamental para que o produtor possa analisar ao decorrer do ano quais são as principais variações que tem na hora de decidir ena hora de vender. Isso é fundamental na tomada de decisão do produtor”, enfatizou o secretário.
Além do balanço, Cutrim destaca que em meio à pandemia mundial do novo Coronavírus, também haverá uma análise dos efeitos diretos e indiretos na produção e vendas de peixes no Amazonas.
“Vamos também fazer uma análise do efeito Covid-19 no preço dos insumos da piscicultura e ver de que forma e qual foi o impacto do preço da ração e pescado vendido. No ano passado fizemos uma análise junto aos produtores e a maior dificuldade encontrada era na área da profissionalização. Fizemos vários cursos na parte de gestão e atuamos fortemente na capacitação. Esse ano operamos uma emenda parlamentar com a doação de ração e aconteceu. Isso é ação direta do pedido de fomentos”, enfatizou.
Esses dados temos coletados desde o início de 2019 a agora em 2020, isso dá para ver claramente o efeito Covid-19. O aumento do preço da ração impacta diretamente o produtor porque a ração equivale a 75% do custo de produção. As compras coletivas estão sendo incentivadas nesse momento difícil para todos.
A parceria com a Ufam dá novos horizontes e oportunidades de estudo na produção local, por isso, há a possibilidade de publicação de artigo científico e o informativo técnico a ser disponibilizado para os produtores familiares do Estado.
“Estamos escrevendo esse artigo com apoio de professores para sair um produto de melhor qualidade com as análises estatísticas e para ter um informativo técnico bem consolidado. Depois poderemos publicar cientificamente e também fazer o informativo técnica com uma linguagem mais acessível ao produtor”, finalizou.
Ao ter acesso à tabela, os piscicultores podem saber quais os melhores preços e comparar as variações que ocorreram durante o período, dessa forma podendo realizar a melhor compra para sua produção sem precisar ir em busca das informações sozinho.
Texto: Bruna Oliveira Fotos: Reprodução