Hoje no Brasil o agronegócio é responsável por 52,2% de tudo que é exportado para os outros países
Márcia Ximenes Nunes
O agronegócio é de suma importância para o Brasil, um dos segmentos econômicos de maior crescimento e capacidade de gerar riquezas e reduzir as disparidades sociais que enfrenta o nosso país.
A cadeia produtiva é responsável por mais da metade das exportações e por cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a taxa de crescimento do PIB agropecuário, tem sido elevada nos últimos anos, impulsionado pela soja, onde os principais países importadores são a China e os Estados Unidos da América.
Nosso agronegócio é responsável por 52,2% de toda a exportação nacional. Ele é a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção na unidade de produção do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e dos itens produzidos por meio deles.
O ciclo do agro é formado pelos insumos, a produção, distribuição e o consumo. E os produtos gerados são basicamente, in natura ou processados, biocombustíveis, têxteis e madeiras.
O agronegócio brasileiro é um dos mais representativos do mundo, sobretudo no que diz respeito à dinâmica de exportações. Nosso país é o maior exportador mundial de café, açúcar, cana-de-açúcar e tabaco, o segundo maior exportador de carne bovina e o maior exportador de carne de frango, e o quarto do mundo na venda internacional de carne suína.