A história do Brasil conta que a Proclamação da República Brasileira, foi um Golpe Republicano ou Golpe de 1889 de Estado Político-militar, ocorrido em 15 de novembro desse ano.
Foi instaurada a forma republicana presidencialista de governo no país, encerrando a Monarquia Constitucional Parlamentarista do Império e por conseguinte, destituindo o então Chefe de Estado o imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.
A Proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, que era capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro liderados pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder do país, instituindo um governo provisório republicano que se tornaria a Primeira República Brasileira.
Portanto, a Proclamação da República foi resultado de um movimento articulado entre o exército e os civis insatisfeitos com a Monarquia, que vigorava no país desde o ano de 1822.
O Marechal Deodoro da Fonseca era militar e político brasileiro naquela época, tomou coragem e proclamou a derrubada da Monarquia Constitucional Parlamentária do Império do Brasil e foi o primeiro Presidente do país.
República é um regime de governo em que o poder é exercido por representantes eleitos pelo povo, de forma direta ou indireta. O Chefe de Estado, geralmente chamado de Presidente, sendo eleito por um período limitado, normalmente através do voto livre e secreto.