“Se a Pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos sem temor.”
Hoje no dia 19 de abril comemoramos o Dia do Exército em memória à Batalha dos Guararapes que ocorreu no ano de 1648, no estado de Pernambuco. Onde foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.
Foi nesse dia, que um grupo de brasileiros de diferentes etnias, sendo que com o mesmo propósito patriótico se reuniu para combater a dominação holandesa que estava acontecendo no Brasil.
Nessa batalha uniram-se os brancos, indígenas e negros para derrotarem os holandeses.
Oficialmente o Exército Brasileiro foi fundado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa. Essa data serve para engrandecer o espírito patriótico, que ultimamente anda perdido e para divulgar a importância das nossas Forças Armadas.
Nosso exército é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.
Hoje em dia as mulheres fazem parte das Forças Armadas, nesse ano a primeira turma de aspirantes mulheres foi formada na Academia Militar de Agulhas Negras, em Rezende-RJ, o que permitirá que o Exército Brasileiro tenha Generais mulheres, uma grande conquista para o sexo feminino é só elas continuarem com a determinação de ferro que fazem delas uma força extraordinária na história da humanidade.
A primeira participação de uma mulher em combate ocorreu em 1823, com a Maria Quitéria de Jesus que lutou pela manutenção da Independência do Brasil e em 1943, durante a segunda Guerra Mundial, as mulheres oficialmente ingressaram no Exército Brasileiro.
Foram enviadas 73 enfermeiras, 67 delas enfermeiras hospitalares e 6 especialistas em transporte aéreo.
As mulheres cada dia que passa, conquistam mais espaços e provam que podem competir com igualdade, até mesmo em guerras.
O Exército Brasileiro é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do nosso país em operações eminentemente terrestres, e no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais, o Comandante Supremo é o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.