Hoje é o dia de um Herói Nacional, TIRADENTES, antes disso ele foi enforcado e esquartejado, pois então… nesse mundo precisamos morrer para sermos homenageados
Márcia Ximenes Nunes
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes, ele foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar, médico de ervas e ativista político, realmente ele era um homem do povo.
Tiradentes é o Patrono Cívico do Brasil, e também patrono das polícias militar e civil dos estados brasileiros, conhecido por liderar a conspiração separatista chamada de Inconfidência Mineira, contra o domínio português e no momento que descobriram todos os seus planos, Tiradentes foi preso, julgado, condenado e enforcado publicamente.
O dia de sua execução foi em 21 de abril, na qual é um feriado nacional.
Segundo frei Raimundo de Pena Forte, Tiradentes “ornava a boca de novos clientes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”. Também trabalhava como médico, em vista dos seus conhecimentos com plantas medicinais.
Foi enforcado no ano de 1792, ele percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública até onde fora armado o “patíbulo”
O Governo Geral fez questão de transformar aquele momento em uma demonstração da força da coroa portuguesa, fazendo toda uma encenação ao povo. Ele foi executado e esquartejado, com o seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sida rapidamente cooptada e nunca mais localizada, os demais restos mortais foram distribuídos ao largo do Caminho Novo.