Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Hoje é o dia 22 de abril, data que comemoramos o Descobrimento do Brasil, mas aqui nessas terras já viviam os indígenas e nativos, portanto já era descoberto. Algumas entrevistas sobre esse dia importante para os brasileiros

 

Os portugueses chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 como conta a história, o que marcou a colonização brasileira, mas já haviam moradores nessa terra, os indígenas, na qual existem até os dias de hoje.

 

A expedição de Pedro álvares Cabral contava com 13 embarcações, sendo 9 naus, 3 caravelas e uma naveta de mantimentos e no dia 22 de abril eles avistaram o Monte Pascoal (nome que deram ao monte porque era época de Páscoa), onde já se encontravam os nativos da terra, sendo que estes eram pardos, todos nus e traziam nas mãos arcos e flechas.

 

Alguns brasileiros entrevistados que responderam à pergunta:

O que representa o dia do Descobrimento do Brasil para você?

 

IARA MAGALHÃES – Alegrete- RS

Professora aposentada, formada em Letras – Pós-graduação em Gestão Escolar.

…”22 de abril é dia de celebrar o Descobrimento do Brasil, data que tem legitimidade histórica para todos nós, É o marco inicial da construção deste país, livre, com direitos e voz garantidos. Por ele e pela garantia de nossa liberdade, lutaremos sempre!”…

JESUS DORNELES – Alegrete – RS

Pecuarista familiar

…”O dia 22 de abril é uma data marcante na história de nosso país, por comemorarmos o descobrimento de uma terra ampla, produtiva, fértil e com amplo espaço para todos viverem, produzirem e manterem suas famílias.

Infelizmente, em sua maioria, a colonização se deu de maneira extrativista onde se levava nossas riquezas para fora do país por valores irrisórios. Logo após, o domínio das terras foi dado de maneira intencional e interesseira para algumas famílias, as quais exploraram o trabalho dos nativos da terra e de escravos vindos de fora, de maneira irracional.

Essa tendência chega até os nossos dias, onde muitos trabalhadores vendem sua força braçal para manterem suas famílias, não tendo horário, nem dias para trabalhar (dia e noite), muitas vezes em locais e acomodações indignas.

Mas com o despertar da sociedade, e a cobrança das entidades, estas realidades têm mudado e trabalhadores já podem desenvolver seu labor cumprindo expediente pré determinados, com remunerações fixas, mesmo que abaixo do que lhes seria digno. Um dia vamos olhar para trás e dizer: Valeu a pena lutar!”…

 

NÁDIA MILETO – Alegrete- RS

Pisicóloga

…”Acredito que o achamento das “terras de Santa Cruz” foi um grande momento de início da integração de culturas. Muitas situações difíceis de aculturamentos foram vividos pelos nativos, mas manteram suas tradições e hoje temos uma grande diversidade cultural e de povos que ajudaram a construir esse grande Continente chamado BRASIL!”…

ROBERTO DA FONTOURA – Alegrete – RS

Zootecnista

…”Já pensei tanto em outras ocasiões, e muito pela nossa falta de identidade nacionalista hoje é mais uma data histórica.”…

ELUSA ANDRADE – Santa Maria – RS

Médica Veterinária

…”Um erro de rota que resultou em uma nação com diversidades geográfica e de culturas a qual tenho o sentimento de pertencimento, minha referência de origem.”…

PAULO VIANA RANDOW – Astrólogo

Morando num barco regional da Amazônia, no rio Tapajós, Pará, respondendo nesse momento de Ilhéus, um dos pontos importantes do Descobrimento do Brasil

…”No passado eu acreditava se tratar de um grande feito de conquista dos portugueses, mas com o tempo essa percepção mudou para uma intenção de interesses de poderes e negócios, exploração desumana de nativos, ambição desproporcional ao que a sociedade necessita, mas como fui uma réplica de uma das naus que vieram para a ocupação das Capitanias Hereditárias, essa data continua sendo uma lembrança da coragem dos homens da época em atravessar o grande Atlântico com muita vontade e pouco conhecimento comparado ao que temos hoje.”…

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile