Hoje é “Domingo de Ramos”, dia em que os Cristãos colocam um ramo verde na porta de entrada das suas casas
Márcia Ximenes Nunes
O Domingo de Ramos é uma festa Cristã celebrada do domingo anterior à Páscoa, foi a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, um evento da vida de Jesus. Conta a tradição que Ele teria entrado pela porta dourada da cidade.
Na liturgia romana, este dia é denominado de “Domingo de Ramos e de Paixão do Senhor”. A liturgia católica ainda denomina a festa de diversas formas como: “Páscoa Florida”.
Essa data é conhecida pela distribuição de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares de difícil acesso por causa do clima, os ramos de diversas árvores são utilizados também.
Os relatos evangélicos contam que Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo festivo, lançou seus mantos a sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo (118.25-26).
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este pé um animal de paz ao contrário do cavalo que seria um animal de guerra.
Segundo essa tradição, um rei chegava montado num cavalo, quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus simbolizava “Um Príncipe da Paz”.
Jesus foi aclamado pela multidão que erguia esses ramos como um gesto de saudação ao Filho de Deus, os ramos eram os presentes e geralmente eram dados por pessoas humildes.
Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu seu filho, na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada. A quarta-feira é conhecida como o dia das trevas, sendo que na terça Ele foi traído por Judas e negado por Pedro, um de seus amigos.
Os cristãos colocam o ramo verde em frente as suas casas como sinal de fé e esperança.