Hoje comemoramos o dia do agente de defesa ambiental, na qual homenageamos aqueles que trabalham pela proteção do nosso ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.
Ele é o responsável por fiscalizar, resolver e propor atividades e obras para a conservação e prevenção do meio ambiente, através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos, visando o cumprimento de legislação ambiental.
O agente promove a educação, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a prevenção do meio ambiente e o seu controle de qualidade.
Sabemos que a natureza é um grande patrimônio da humanidade, da qual depende a nossa sobrevivência. Os biólogos são os profissionais capacitados na área de meio ambiente para atuar como agentes fiscais. Eles garantem a educação, orientando o público infantil e adulto, sobre os cuidados para garantir a prevenção do ambiente e sua qualidade.
Precisamos entender a urgência de atitudes para impedir que o ser humano estrague ainda mais a natureza e o nosso planeta. As pessoas cada vez mais poluem a natureza, jogando lixo nas ruas, praias, córregos, rios e deixam de lado atitudes simples como colocar o lixo no lugar correto, assim estariam ajudando a mudar nosso país.
Sendo que é dever de cada um de nós não jogar lixo no chão, contribuir para a reciclagem e cobrar providências quanto ao direito de ter saneamento básico de onde você mora.
Afinal a sobrevivência da humanidade depende da mudança de nossos hábitos e devemos começar a ter atitudes boas dentro de nossa casa, comece reciclando o seu lixo porque assim você estará fazendo a sua parte, converse com seus vizinhos e peça que eles façam o mesmo em suas casas, isso já seria um bom primeiro passo.
Esse dia é um momento de refletirmos sobre a necessidade de cuidarmos de nosso planeta e deixarmos um lugar melhor para nossos filhos e netos. O nosso planeta pede socorro e somos nós que devemos socorrer, com pequenos gestos de cada um que somados com um todo, deixarão a natureza mais bonita e cuidem dos rios, córregos, lagos e barragens que são muito importantes para a natureza.