Hoje a Igreja Católica comemora o dia de “Corpus Christi”, onde é feriado em várias cidades pelo mundo
Márcia Ximenes Nunes
Dia 30 de maio de 2024 é comemorado o “Corpus Christi”, na qual é uma palavra em Latim que significa “Corpo de Cristo”. Um feriado que foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
A Igreja Católica considera essa comemoração como uma das festas mais importantes da religião, por realizar uma homenagem à Eucaristia, ou seja, ao ritual na qual os fiéis recebem durante a missa, a chamada hóstia (uma rodela fina feita de pão ázimo), entregue pelo padre como parte do corpo de Jesus.
Esse feriado teve início no século XIII, após chegar ao conhecimento do Papa Urbano IV o relato da freira belga, Juliana de Mont Cornillon. Ela afirmava ter visões e sonhos indicadores de sinais de que a Igreja precisava criar uma forma de comemorar apropriadamente o sacramento da Eucaristia.
Também ficaram sabendo da história do sacerdote Pedro de Praga, que presenciou uma hóstia jorrando sangue durante uma cerimônia eucarística em Bolsena, na Itália. Após isso a comemoração foi aos poucos se popularizando entre os países adeptos ao Catolicismo.
A data dessa celebração de Corpus Christi muda de ano para ano, pois é realizada sempre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.
Essa é uma regra da celebração, esse dia tem que ser uma quinta, por carregar a simbologia de que a Última Ceia aconteceu nesse mesmo dia da semana, quando Jesus Cristo antes de morrer, disse aos discípulos que o pão representa seu corpo e o vinho seu sangue.