Hoje a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, está completando 250 anos
Márcia Ximenes Nunes
A cidade de Porto Alegre foi fundada no ano de 1772, por 60 casais de portugueses açorianos, que tinham sido mandados pelo rei de Portugal para povoar a região sul do Brasil.
A capital foi fundada com o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, um ano depois mudaram o nome para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.
Porto Alegre é uma das cinco cidades mais arborizadas do Brasil. No ano de 2010 foi destacada pela ONU como a metrópole número um em qualidade de vida do Brasil por três vezes.
Quando os açorianos chegaram ao Brasil ocuparam terras em Porto Alegre, cidade que já foi chamada de Porto dos Casais, por causa dos casais açorianos que ali desembarcaram e em Santa Catarina também.
O Arquipélago dos Açores é um conjunto de nove ilhas vulcânicas que pertencem a Portugal. A erupção vulcânica da ilha de Faial flagelou seus moradores, que foram transferidos para outra ilha do arquipélago. A super população das ilhas, a falta de terras para plantio, os muitos flagelos da natureza e a miséria em que viviam levaram os açorianos a pedir novas terras ao rei.
Em 1746, foi ordenada a vinda de casais em grupos de 60, que seriam distribuídos em cada povoado a ser formado. Os colonizadores homens não poderiam ter mais que 40 anos e as mulheres com menos de 30 anos. Assim deu-se o início da chegada dos açorianos em Porto Alegre.
Os açorianos adaptaram-se bem no Rio Grande do Sul e dedicaram-se a agricultura, plantando trigo, algodão, centeio, cevada, legumes, arroz, cebola, alpiste, melancia, cana-de-açúcar e uva. Um povo católico e muito rígido.
Eles trouxeram músicas e danças tradicionais gaúchas, como o tatu, o balaio, o pezinho, a cana-verde e a dança do pau de fitas.
Parabéns para todos os porto alegrenses espalhados pelo Brasil, que levam o sangue gaúcho para todos os cantos do mundo.