Hoje 24 de junho é dia de festejarmos SÃO JOÃO, data importante das festas juninas em todo o país, muitas brincadeiras, fogueira, casamento caipira e diversão para todas as idades
Márcia Ximenes Nunes
No dia 24 de junho comemoramos o nascimento de João Batista, um dos principais dias dos festejos juninos.
A segunda festa mais popular do Brasil, sendo que é muito difícil encontrar alguém que não tenha se divertido e brincado bastante em alguma festa junina Brasil a fora, seja em escolas, bairros, clubes, igreja ou comunidades.
O que não pode faltar na “Festa de São João”:
– Quadrilha
– Bandeirinhas
– Balões
– Fogueiras
– Casamento caipira
– Dança da quadrilha
– Pescaria
– Comidas típicas
– Fogos de artifícios
– Música
– Correio elegante
– Pau-de-sebo
A origem das festas juninas está ligada ao fato de que as festas onde a quadrilha era dançada, eram promovidas pelas cortes, sendo que as mulheres tinham que usar vestidos volumosos e rodados, e no Brasil foram trocados por vestidos mais coloridos e chamativos, principalmente com chita.
As tradicionais fogueiras foram herdadas das culturas Greco-romanas e dos Celtas. Esses povos cultuavam as fogueiras como forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas.
No Brasil, acreditam que as fogueiras sejam uma forma de purificação e proteção contra maus fluídos, além de símbolo da reunião de familiares e amigos durante a festa.
As bandeirinhas coloridas que decoram as festas juninas, surgiram como forma de homenagem aos três santos padroeiros das festas: Santo Antônio, São João e São Pedro.
As imagens dos santos eram pregadas nas bandeiras coloridas e imersas em água, um ritual conhecido como lavagem dos santos. De acordo com a crendice popular, a água purifica todos aqueles que se molham com ela.