Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Histórias de professores e alunos durante a pandemia

Muitas mudanças dentro de casa e na escola. O trabalho do professor triplicou e está sendo bem desgastante. Os alunos ficam acompanhando as video aulas em casa, a nova maneira de estudar

Alessandra Galarça Moraes – Professora

Escola de Ensino Fundamental Eduardo Vargas

 “…Eu dou aulas para 9 turmas na escola, temos muitas coisas ruins nesse tempo de pandemia, todas as atividades que envio para os alunos, quando me devolvem tenho que corrigi-las, por exemplo, mando 2 atividades por semana para cada turma, tenho que fazer a correção de todas elas, se torna muito cansativo, porque são vários alunos para eu revisar todas as atividades, também tem aluno que não manda na semana que eu pedi e enviam atrasado, daí tenho que voltar naquela turma para rever.

professora Alessandra Galarça Moraes

Bem cansativo, porque na escola eu sou professora durante 20hs e agora sou professora 60hs.

São muitas perguntas pelo whatsApp. O trabalho do professor triplicou, hoje eu fico planejando aulas o dia todo.  Sou professora 24 horas por dia, está sendo bem desgastante.

 Além de tudo isso, os professores precisam realizar o letramento digital, através do you tube e realizar as atividades que a SEDUC repassa lá pela plataforma no ambiente virtual (letramento digital).

É preciso preencher uma planilha a cada mês, dizendo o que o professor fez naquele dia (planilha de tele trabalho), para que sua efetividade seja comprovada, isto é, para que possamos receber o salário no fim do mês. Se elaboramos aulas, se participamos de web conferências, se corrigimos atividades ou se demos aulas no meet. Não vejo a hora de passar tudo isso, para que a rotina volte ao normal, porque estou exausta.

A escola ainda está indo atrás dos alunos que não tiveram acesso a plataforma e fizemos uma campanha da escola juntamente com a UNIPAMPA, conseguiram doar celulares e computadores para as crianças que não tinham, por serem famílias com carência. Continuamos indo atrás dessas crianças que não acessaram ainda a plataforma, pra saber se é por causa da internet ou outro motivo…”

O diretor da escola é Ademir Lopes, que fez essa parceria com Emerson Rizzatti da UNIPAMPA, que formatou e consertou os aparelhos que foram doados à escola.

Laura Álvarez de Toledo Dorneles – IRMÃ

Diogo Peres Dorneles – aluno do 2º ano ensino fundamental

Escola Estadual Demétrio Ribeiro

A Laura é a irmã do Diogo e acompanha ele nas vídeo aulas em casa, que são às terças e quintas feiras, durante 1 hora e 30 minutos com as professoras. Nos outros dias da semana, são atividades impressas.

As aulas por vídeo acontecem das 9 até 10.30hs. O Diogo não teve problema nenhum com as aulas dessa nova maneira de estudar neste período da pandemia.

Ele só não gosta das aulas de educação física, porque prefere aulas presenciais. Só tiveram dificuldade pra a adaptação ao site da escola.

Texto Márcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile