Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Governo lança novo plano de prevenção e controle ao desmatamento e queimadas no Amazonas

O Governador do Amazonas Wilson Lima, anunciou nesta manhã de sexta-feira (5), o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM) e também assinou decretos que beneficiarão o setor. Cerca de R$ 88 milhões serão destinados para a realização do plano.

A reunião aconteceu na sede do Governo e também foi realizada em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente.  Participaram da solenidade o secretário da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), Eduardo Taveira e a presidente da CAAMA (Comissão de Meio Ambiente, proteção aos animais e desenvolvimento sustentável), a deputada Joana Darc.

Wilson Lima afirmou a união do governo com o trabalho efetivo do povo que usufrui dos recursos da floresta. “Não é possível manter a nossa floresta em pé, sem manter o nosso povo. Não há como combater o desmatamento se não ficarmos em parceria com as pessoas que moram nessa região”, disse Lima.

Eduardo Taveira enfatizou que o controle do desmatamento é primordial para o controle das queimadas no Amazonas. “Ao combater o desmatamento você combate automaticamente às queimadas. A ideia de que toda a floresta está queimando é errada. O desmatamento e as queimadas são em áreas concentradas”, afirmou o secretário.

O secretário destacou o trabalho das famílias do setor primário que também são importantes para que o desmatamento não ganhe grandes proporções. “A conservação ambiental e rural andam juntas. Esta é uma ação robusta deste governo”, afirmou.  

Joana Darc também trouxe destaque para políticas públicas voltadas para o meio ambiente. “Esse plano veio em boa hora, para saber o que fazer, quando fazer e para onde ir. Conseguimos antecipar em um mês com o decreto de emergência ambiental”, disse.

Decretos

O governador assinou três decretos que serão publicados ainda nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do Estado. O primeiro institui o plano estadual de prevenção ao controle do desmatamento e queimadas do Amazonas e estabelece o compromisso estadual voluntário para a redução do desmatamento e queimadas. 

O segundo reformula o fórum amazonense de mudanças climáticas, biodiversidade e serviços ambientais do Amazonas. O terceiro regulamenta a lei N◦ 4000/4006 de 28 de Dezembro de 2016, que dispõe sobre o cadastro ambiental rural e o programa de regularização ambiental do Estado do Amazonas.

Texto: Bruna Oliveira Fotos: Arthur Castro e Reprodução 

Sair da versão mobile