A Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural) permanece com a entrega de fomentos para movimentar a produção de farinha no Amazonas. A secretaria realizou em janeiro de 2021, a entrega de 28 kits Casa de Farinha para 18 associações de produtores em diversos municípios do estado.
Os municípios contemplados foram Barcelos, Silves, Careiro, Beruri, Boa Vista do Ramos, Manicoré, Carauari, Urucurituba, Uarini, Humaitá, São Sebastião do Uatumã e Eirunepé. As entregas são referentes ao segundo chamamento público do Edital nº 001/2020.
A secretaria tem previsão de entregar mais 22 kits ainda no mês de fevereiro, após serem sanadas algumas pendências documentais e 35 kits após liberação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ), completando assim os 120 kits de Casa de Farinha contemplados no Edital nº 001/2020, dos quais 35 já foram entregues no mesmo ano.
“A farinha é o principal alimento do povo amazonense, e melhorar o beneficiamento, além de facilitar o trabalho dos agricultores, promove a melhoria da qualidade do produto com garantia de melhores preços para os consumidores”, disse o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior.
A logística das entregas varia conforme a distância dos municípios. Os kits são compostos por motor 05 CV, balança mecânica, cevador, prensa manual, bomba d’água, tacho de 58 polegadas e tacho de 75 polegadas.
Com estes equipamentos, a produção de farinha aumenta, tanto na quantidade quanto na qualidade, em relação ao modo tradicional.
*Com informações e fotos da Sepror