O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), entregou mais de 60 mil alevinos de tambaqui curumim, a piscicultores do município, chegando a um total de 250 mil peixes entregues durante o ano de 2022. A distribuição a 50 piscicultores aconteceu na última quinta-feira (24), por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro do município (Semada).
O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, comentou sobre a importância de estimular a cadeia de produção de peixes em Presidente Figueiredo.
“Com o objetivo de alavancar a piscicultura no município, e consequentemente do Estado, realizamos repasse periódico de alevinos, tendo em vista que a distribuição é de caráter vital no processo de criação e comercialização dos peixes’’, ressaltou o secretário.
Um dos beneficiados foi o piscicultor Marco Antônio Valente, do Ramal do Urubuí, que disse da importância do apoio recebido.
“Esse apoio é muito importante para ajudar a fomentar nossa produção. Desde 2019, gestão do atual governo, recebo alevinos. Em média, de uma a duas vezes por ano, e desta vez foram cinco mil alevinos que vão reforçar nossa atividade produtiva. É durante a Semana Santa que nossa produção é vendida anualmente para a prefeitura”, explicou Marco Antônio.
A prefeita de Presidente Figueiredo, Patricia Lopes, ressaltou o incentivo na atividade pesqueira do município.
“Nós acreditamos na piscicultura e estamos investindo para que nossos produtores tenham condições de crescer e que possam, com a experiência de sucesso que tem, incentivar outros a apostar nessa atividade, uma das mais promissoras de Presidente Figueiredo”, destacou a prefeita.
FOTOS: Divulgação/Sepror