Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Governo do AM adquire 4 toneladas de peixes para doar às famílias carentes do Careiro Castanho

Cerca de 4.053 quilos de pescado do tipo tambaqui curumim a foram doados às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no programa Bolsa Família, no município de Careiro Castanho. A Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural) realizou a entrega por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), de iniciativa do Governo Federal.

O secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, disse que o programa vai beneficiar uma grande quantidade de pessoas, além de ajudar os produtores com a garantia da compra da produção.

“O Agro não parou. Mesmo com a pandemia, através de programas como o PAA, mantivemos empregos e incentivamos a produção. Os piscicultores locais já receberam o pagamento pelos peixes e agora repassamos em forma de doação para estas famílias que tanto precisam”, disse Petrucio

Petrucio informou ainda que o Governo do Amazonas tem dado prioridade à piscicultura, e as compras institucionais passam a ser um mercado garantido, sem atravessadores, para quem quer investir no setor.

Para a subsecretária de Assistência Social do município, Elisângela Mendes, o recebimento da doação chega em boa hora para as famílias. “As doações vão atender praticamente todas as famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e isso, para nós, é muito gratificante”, afirmou Elisângela.

O peixe foi fornecido por três piscicultores do Careiro Castanho, com um valor de recursos próximo a R$ 19.500,00, beneficiando 1.250 famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).

Esta é a primeira vez que o município recebe pescado doado pelo PAA. Conforme o coordenador estadual do programa, Tânis Castro, a ação passará a acontecer mais vezes, após a liberação de R$ 8,4 milhões para investimento no programa, o que significa o dobro do valor utilizado no último ano.

“Com a nova proposta, nós vamos ampliar a aquisição de pescado da pesca artesanal e da piscicultura, não só no Careiro Castanho, mas também para outros polos de produção, na Região Metropolitana, na calha do Solimões e Baixo Amazonas, onde tem esse tipo de pescado”, informou Tânis.

A despesca dos peixes foi realizada pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror) e foi realizada no dia anterior à entrega das doações, o que significa peixes novos e de qualidade na mesa dos beneficiados.

Texto: Bruna Oliveira *Com informações da assessoria Fotos: Calvin Paixão

Sair da versão mobile