Plano foi apresentado hoje por meio eletrônico
O governador do Amazonas, Wilson Lima, divulgou uma série de medidas para fortalecer o setor primário, neste momento de combate ao coronavirus. As ações foram apresentadas hoje eletronicamente e contou com a presença do secretário da Produção Rural, Petrucio Magalhães, e do presidente da ADS, Flávio Anthony Filho. Conheça as medidas:
- Renegociação de dívidas dos produtores rurais na AFEAM com prorrogação do prazo para 180 dias
- Redução da taxa de juros de adimplência para operações de crédito rural
- 25 milhões para amenizar os prejuízos, da comercialização destinados ao setor primário (agricultura familiar) com aplicação mínima de 60% no interior do Estado. Procurar o IDAM para se informar para elaborar os projetos.
- REVOGADA a portaria No. 087/2018 do IPAAM, aliviando o produtor rural por credito emergência, mudando os critérios das atividades de baixo impacto com todo controle remoto, agilizando o credito chegar a quem realmente precisa.
- PREME. Governo comprara 50% dos feirantes cadastrados que participavam das feiras para doação a entidades.
- Lojas Agropecuárias autorizadas a funcionar e trafego continua liberado para mercadorias em rodoviária estaduais e federais, como também trafego fluvial de produtos. Não de pessoas.
- Governo compra 70 t de peixe para semana santa. Sendo doado a instituições. Logística e suporte feito pelo Governo.
- PAA Estadual. Estado do Amazonas que mais compra neste sistema. Governo pede ao MAPA ampliação de 4 para 31 milhões. Feito o pedido para PAA leite. Milho (venda em balcão) para reduzir o preço. Solicitação para que também o BB, CEF e BASA também tenham os mesmos 180 dias de prorrogação.
- Entre outras medidas de fortalecimento do setor imediatamente, tanto quanto ao crédito, como comercialização e produção
Texto: Antonio Ximenes / Fotos: Divulgação