Na última quinta-feira, dia 4 de julho, o General Francisco de Assis Costa Almeida Junior, Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva da República Federativa do Brasil, esteve em Letícia com o objetivo de promover a integração entre os representantes da sociedade civil na tríplice fronteira. Esta iniciativa faz parte do projeto “Relações Transfronteiriças para a Transformação das Regiões”, que visa identificar desafios comuns e oportunidades nas zonas fronteiriças.
Reforçando as relações institucionais na sua área de responsabilidade, o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General Almeida Júnior, realizou uma série de visitas institucionais nos municípios de Atalaia do Norte e Tabatinga, ambos no Amazonas.
Em Atalaia do Norte, o General foi recebido pelo prefeito municipal, Denis Linder Rojas de Paiva, que durante o encontro ressaltou a importância das contribuições do Exército Brasileiro para a região, destacando o apoio contínuo à população amazônida e aos povos originários da região do Vale do Javari.
Durante a visita, o General Almeida destacou a importância de colaboração e cooperação entre as partes interessadas, especialmente em programas estratégicos como o PAET (Programa de Apoio às Escolas da Tríplice Fronteira) e o PEAMA (Programa de Educação Ambiental da Amazônia). Ele expressou otimismo quanto aos resultados positivos que podem surgir dessa parceria.
“A visita foi muito produtiva e creio que vamos colher bons frutos com esta parceria”, declarou o General Almeida.
Já durante sua estadia na tríplice fronteira, nas cidades gêmeas Tabatinga (AM) e Letícia (Colômbia), as visitas foram realizadas na Universidade Nacional da Colômbia, “Sede Amazonía”, o Vice-consulado do Brasil na Colômbia, e no Ministério Público Federal brasileiro.
Essa iniciativa busca não apenas fortalecer os laços entre intervenientes locais, regionais, nacionais e internacionais, mas também encontrar soluções conjuntas para as necessidades e desafios enfrentados nas áreas de fronteira.
Durante os encontros, o Comandante da Brigada abordou as missões e ações da Brigada, na região da Tríplice Fronteira, em apoio ao combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além da proteção e preservação do meio ambiente e dos povos originários.