Fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado ganha título de doutor honoris causa em Harvard
Agro Floresta
O mineiro Sebastião Salgado (1944) considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho, foi agraciado nesta semana com o título de doutor honoris causa em Harvard.
A Universidade, uma das importantes do mundo, reconheceu as contribuições do brasileiro no campo das artes.
“Sebastião Salgado é um ilustre fotógrafo conhecido por projetos ambiciosos, que documentam a situação difícil de pessoas que vivem em meio a adversidades e que contam histórias destinadas a chamar a atenção para os desafios urgentes da sociedade”, diz o texto de apresentação da cerimônia.
“Ele viajou para mais de 100 países para seus renomados projetos fotográficos, focados em pessoas atingidas pela seca e fome, mineiros, migrantes e refugiados, trabalhadores rurais deslocados pela indústria, comunidades indígenas, ameaças crescentes ao mundo natural, e a floresta amazônica do Brasil. Suas fotografias em preto e branco retratam poderosamente a dignidade de cada ser humano, bem como a beleza e fragilidade da natureza”.
Sebastião mora a maior parte do tempo na França. Hoje, ele e a esposa, Lélia Wanick Salgado, comandam o Instituto Terra, focado em preservação e reflorestamento da Amazônia.